preloader
Back

Odontologia regenerativa com exossomos de células-tronco mesenquimais

A periodontite crônica, uma das doenças bucais infecciosas bacterianas mais comuns, leva à inflamação gengival, perda de inserção periodontal, destruição do osso alveolar e, eventualmente, perda do dente.

Devido à dificuldade em restaurar a perda óssea induzida pela periodontite, novas abordagens terapêuticas capazes de promover a regeneração periodontal têm sido estudadas para superar as desvantagens das terapias tradicionais.

Exossomos de células mesenquimais (MSCs)

Entre os exossomos derivados de várias origens celulares, os exossomos derivados das células mesenquimais ganharam grande atenção devido aos seus efeitos anti-inflamatórios e de cicatrização. Portanto, aplicações potenciais dos exossomos no diagnóstico e tratamento de doenças estão se tornando cada vez mais populares.

Vários estudos recentes descobriram que os exossomos derivados de MSCs têm capacidade de pró-regeneração tecidual e podem ser usados como terapêutica eficaz em várias doenças.

Os usos dos exossomos de MSCs no tratamento da periodontite

Exossomos contêm substâncias específicas em seu interior e desempenham um papel significativo no diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças, incluindo a periodontite.

Entre eles, os exossomos derivados de células-tronco orais são mais fáceis de coletar e apresentam excelentes características de regulação imune, reparo e regeneração.

Em um artigo recente, publicado na revista “Acta Biomater.”, os autores investigaram o potencial dos exossomos secretados por células-tronco do ligamento periodontal (PDLSCs) como terapêutica para o defeito ósseo na periodontite. Nesse trabalho, os autores verificaram em modelos de periodontite em ratos que os animais tratados com os exossomos originados de células saudáveis tiveram uma maior formação óssea no defeito do osso alveolar.

Os resultados demonstraram, portanto, que exossomos derivados de PDLSCs, por meio de um efeito parácrino, resgataram a capacidade de osteogênese das células-tronco endógenas daquele ambiente inflamatório e promoveram a regeneração do osso alveolar, acelerando a formação óssea na periodontite.

Terapias baseadas em Exossomos

Comparadas às terapias celulares, as terapias baseadas em exossomos possuem várias vantagens notáveis. Por exemplo, os exossomos podem ser armazenados por um longo tempo e se mantêm estáveis. Também, devido à estrutura membranosa especial, os exossomos são mais dificilmente degradados por enzimas.

Como já apresentamos no BLOG, os exossomos contêm substâncias bioativas abundantes que garantem um efeito fisiológico. Portanto, o tratamento de exossomos derivados de PDLSCs é uma alternativa potencial na periodontite.

Um número crescente das aplicações dos exossomos na odontologia tem sido relatado e, desta maneira, novos produtos estão surgindo nessa área, contribuindo para o avanço das terapias regenerativas, principais ferramentas da medicina e odontologia para o Século XXI.

A In Situ é uma startup de base tecnológica da área da saúde, que utiliza a terapia celular como ferramenta para a criação de produtos inovadores com foco na cicatrização de tecidos.

 Referências:

Lei F, Li M, Lin T, Zhou H, Wang F, Su X. Treatmentofinflammatoryboneloss in periodontitisbystemcell-derivedexosomes. Acta Biomater. 2022 Mar 15;141:333-343. doi: 10.1016/j.actbio.2021.12.035. Epub 2022 Jan 1. PMID: 34979326.

 Lin H, Chen H, Zhao X, Ding T, Wang Y, Chen Z, Tian Y, Zhang P, Shen Y. Advancesofexosomes in periodontitistreatment. J Transl Med. 2022 Jun 21;20(1):279. doi: 10.1186/s12967-022-03487-4. PMID: 35729576; PMCID: PMC9210629.

 Nakao Y, Fukuda T, Zhang Q, Sanui T, Shinjo T, Kou X, et al. Exosomesfrom TNF-alpha-treatedhumangingiva-derivedMSCsenhance M2 macrophagepolarizationandinhibit periodontal boneloss. Acta Biomater. 2021;122:306–24

 Linkagem:

Avanço das terapias regenerativas: https://www.insitu.com.br/qual-a-importancia-das-vesiculas-extracelulares-na-medicina-regenerativa/

In Situ
In Situ