As empresas garantiram um segundo e quinto lugar
Iniciado para fomentar novas ideias para às áreas de ciências da vida, o Prêmio BioStartup Lab foi uma plataforma para duas startups da Supera em Ribeirão Preto. A In Situ Terapia Celular da Carolina Caliari, ficou em segundo na rodada Interfarma, e a quinta colocação ficou para a Biopolix.
Fundado em parceria entre a Biominas Brasil, a Agência USP de Inovação e a Interfarma, o prêmio permitiu projetos de agronegócio, saúde, meio ambiente, digital health e saúde mental.
O programa de aceleração do BioStartup permitia a todos os participantes o teste e aplicação de seu produto principal. Com a presença de diversos especialistas o programa ajudava no desenvolvimento de um modelo de negócio, encontrar um mercado, além de auxiliar na captação de recursos e gestão de negócios.
Carolina Caliari, fundadora da In Situ, disse que o maior ganho com o resultado foi a visibilidade que o prêmio trouxe. “O prêmio traz muita visibilidade, pois entramos em contato não só com as empresas latino-americanas, mas também do mundo inteiro”, revelou.
A In Situ Terapia celular usou de uma técnica de bioimpressão 3D para fabricar biocurativos contendo células-tronco, que serão utilizados no tratamento de pacientes com úlcera crônicas e queimaduras graves.
A Biopolix, quinta colocada, desenvolveu um bioanéstisico tópico para o uso odontológico junto a professora Claire Vendruscolo. A empresa atua no desenvolvimento de biomateriais, com o lema de criar produtos que são biocompatíveis biodegradáveis e de fonte renovável.
O nosso maior ganho foi aprender sobre o modelos de negócio e a inserção no mercado de saúde”, afirmou Luisa Vendruscolo, cofundadora da startup. “Obviamente o reconhecimento é muito importante, mas a oportunidade de validar nosso produto na área da saúde foi realmente o nosso maior ganho. O BioStartup Lab foi muito importante no sentido de estar focado na área de biotech e saúde”, conclui.
O aumento de prêmios ajudam o desenvolvimento de inovações e na inserção da Universidade dentro da sociedade. “Mostra o aumento da inovação no país e como é cada vez mais comum a transposição de nossos conhecimentos a respeito de inovação para a Universidade”, conclui Carolina Caliari.
Link: http://www.inovacao.usp.br/en/startups-da-supera-ganham-premio-em-inovacao-medica